Extensão: 28,8 km
Grau de dificuldade: Difícil
Duração (aproximada): 7h – 8h
Altitude máxima: 252m
Altitude mínima: 24m
Subida acumulada: 596m
Descida acumulada: 392m
Disponibilidade de água: Sim
Mercearias locais: Sim
Época Aconselhada: Todo o ano, embora a altura de primavera seja a mais bonita em termos florísticos e pelas condições climatéricas.
Cartografia: Traçado do percurso nas Cartas Militares de Portugal nº 587, 596 e 605, provenientes do Instituto Geográfico do Exército, com escala de 1:45000
Descrição do Itinerário:
O percurso inicia-se junto ao Posto Municipal de Turismo de Albufeira, passando pela Estação de caminho-de-ferro das Ferreiras até à aldeia de Centieira. Nesta zona passa por caminhos mais rurais converge com a “PR1 – Percurso do Castelo”, até Paderne. Aqui estes traçados divergem e a ligação acompanha a “PR2 – Percurso do Cerro de São Vicente”, até sair de Paderne. Daqui até à zona do Parral a ligação da Via Algarviana acompanha a “PR3 – Percurso do Cerro Grande”, passando pela Ribeira de Algibre. A partir deste ponto podemos observar a paisagem típica do barrocal (sub-região natural do Algarve, localizada entre a serra e a costa, caracterizada pela presença de várias elevações calcárias de forma irregular denominadas “barrocos”, que raramente excedem os 400 metros de altitude), onde se pode ir desfrutando, para além das zonas de mato, das pequenas propriedades de alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras. Chega-se a Esteval de Mouros e segue-se até à localidade de Júlia que oferece uma vista panorâmica sobre Alte. Desce-se até ao Bairro da Boavista finalizando o percurso junto à Ribeira de Alte.
Downloads:
Mapa Ligação 7: Albufeira – Alte
Track GPS Ligação 7: Albufeira – Alte
Track KMZ Ligação 7: Albufeira – Alte