A Associação Almargem promove, no próximo dia 3 de março, a Sessão de Apresentação dos Resultados do projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”. O evento terá lugar no Mercado Local, em Castro Marim, com início às 10h00.

Com a participação dos vários parceiros do projeto, será feito um balanço sobre os objetivos e contributos das atividades que foram desenvolvidas no âmbito desta candidatura aprovada ao Fundo Ambiental, incluída no aviso “Educarte: Educar para o Território” no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, desenvolvida pela Associação Almargem entre os meses de Setembro a Novembro de 2019.

Abrangendo os municípios parceiros de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, centenas de pessoas percorreram a Via Algarviana e as suas infraestruturas complementares nestes territórios de baixa densidade em Ações de Capacitação e Workshops Temáticos e ainda em Ações de Educação Ambiental para Escolas.
Com o objetivo de interpretar este território em diferentes temáticas, nomeadamente turismo sustentável, geodiversidade, biodiversidade, botânica e património cultural, estas ações foram dirigidas a diferentes públicos-alvo: empresários, decisores e técnicos de administração regional e local e população geral.

Nesta sessão, serão também divulgados os produtos resultantes do projeto, desenvolvidos com o intuito de envolver e sensibilizar o público para os valores territoriais abrangidos pela Via Algarviana. Entre as novidades, será apresentado um vídeo em formato documentário, um guia digital com propostas de atividades pedagógicas para o público escolar do 1º Ciclo, e ainda um jogo didático que será agregado ao novo sítio eletrónico da Via Algarviana e que pretende testar o conhecimento dos utilizadores ao nível da biodiversidade e património cultural do território ao longo da Via Algarviana.

O evento culmina com a inauguração da exposição temática “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais”, às 12h00. Esta exposição, de carácter itinerante, reúne uma mostra das peças e elementos identificativos das artes e ofícios dos territórios de baixa densidade abrangidos pelo projeto, propondo uma viagem pela cultura e património singular do Algarve. A exposição estará patente até ao dia 17 de Abril, no Mercado Local em Castro Marim.

A sessão é gratuita e aberta ao público geral.

O programa completo do evento pode ser consultado aqui.

 

10h00 – Sessão de Abertura

10h30 – Ações de Capacitação e Workshops Temáticos
Ações de Educação Ambiental para as Escolas – 1º Ciclo

11h30 – Contributos do projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” para os territórios de baixa densidade

12h00 – Inauguração da Exposição “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais”

Newsletters


Newsletter Plugin by Bulk Email Software

Apoie a Via Algarviana

Contribua para a manutenção da Via Algarviana, descarregue o Guia da Via Algarviana e deixe um DONATIVO.
IBAN:
PT50 0036 0418 99105000149 85
Associação Almargem

Recomendado por:
Desenvolvido por Creative Rill - Webdesign Solutions