Alte- Messines (19,3 Km)

Ficha Técnica

Ponto de partida: Junto à Fonte Grande

Coordenadas GPS do ponto de partida: 37º14´17.01´´N 8º10´22.26´´O

Extensão: 19,3 km

Grau de dificuldade (Sentido recomendado): III – Algo difícil

Duração (aproximada): 5 h

Altitude Mínima: 73 m

Altitude Máxima: 271 m

Subida acumulada: 367 m

Descida acumulada: 443 m

Disponibilidade de água: Sim

Mercearias locais: Sim

Época Aconselhada: Setembro a maio, embora a primavera seja a época mais aconselhada, pela sua beleza florística e pelas condições climatéricas.

Cartografia: Traçado do percurso nas Cartas Militares de Portugal nº 586, 587, 595 e 596 proveniente do Instituto Geográfico do exército, com escala de 1:25000.

 

Descrição do Itinerário:
Alte é uma das aldeias mais tradicionais do Algarve, com as suas casas caiadas de branco, os vasos de flores colocados ao longo das ruas estreitas de calçada e os típicos pormenores arquitetónicos, como os beirados e as chaminés algarvias.

Tomando a direção do Sítio do Montinho, o itinerário atravessa a aldeia e rapidamente entra na típica paisagem rural do barrocal algarvio. Pomares de sequeiro com amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras preenchem o cenário em torno do percurso, juntamente com pequenas hortas e casario disperso. Em Perna Seca, o percurso passa a trilho estreito, privilegiando o contacto com a natureza. A vegetação adensa-se e em breve o caminhante chega a uma pequena ribeira, rica em vegetação ribeirinha, incluindo freixos e loendros. Após a passagem pela ribeira, o percurso dirige-se até à aldeia da Torre, onde o artesanato ainda tem especial importância, e daí segue para Norte, passando junto da Fonte Santa, ladeando pela direita o monte Rocha de Messines.

O caminho desenvolve-se ao longo do Barranco do Vale para logo subir até à Portela de Messines. Neste trajeto, a paisagem é rica em hortas, com os seus engenhos hidráulicos (noras, tanques e poços).

Caso percorra este setor na primavera, prepare as suas “narinas”, pois irá caminhar ao lado de um extenso pomar de laranjeiras, onde o cheiro a flor de laranjeira não o deixará indiferente!

Mas um dos pontos altos deste setor, é de facto a passagem junto à margem do Ribeiro Meirinho, com a sua vasta vegetação ribeirinha, uma agradável surpresa, com bastante sombra e uma paisagem que certamente o surpreenderá.

Mesmo antes de chegar à vila de São Bartolomeu de Messines, passa junto de um dos locais onde o lendário Remexido se refugiou no passado.

São Bartolomeu de Messines situa-se praticamente no centro do Algarve. A vila é antiga, onde muitas das casas datam do século XVII e ainda ostentam cantarias de pedra. Esta povoação encontra-se no sopé da encosta sul do Cerro Penedo Grande, junto à serra do Caldeirão. Serra, que aliás, integra uma parte considerável da freguesia.

 

Mapa Setor 8

Newsletters


Newsletter Plugin by Bulk Email Software

Apoie a Via Algarviana

Contribua para a manutenção da Via Algarviana, descarregue o Guia da Via Algarviana e deixe um DONATIVO.
IBAN:
PT50 0036 0418 99105000149 85
Associação Almargem

Co-financiadores

Desenvolvido por Creative Rill - Webdesign Solutions