Contextualização das Parcerias

A Via Algarviana estabeleceu em 2012, algumas parcerias com empresários, associações e privados por forma a proteger e organizar a oferta desta Grande Rota. Com o crescimento do projeto e toda a sua projeção nacional e internacional, fomos assistindo,  infelizmente,  ao uso não regulado por parte de algumas empresas da imagem da Via Algarviana.  Estas parcerias visam consciencializar os privados para a necessidade de manutenção do percurso, limpeza de caminhos, reposição de sinalética, entre outras carências, que têm sido asseguradas até ao momento pela  – Associação Almargem, associação sem fins lucrativos, promotora do projeto. Alertamos as empresas que utilizam a rota comercialmente para que compreendam que só trabalhando em conjunto conseguiremos manter a Rota e o projeto em funcionamento num futuro próximo.

O objectivo principal do projeto é o combate à desertificação do interior algarvio e o desenvolvimento da economia local através de um turismo responsável e sustentável. Por este motivo, temos todo o interesse e vontade de trabalhar em parceria com empresas interessadas em utilizar a Via Algarviana e contribuir para a sua manutenção.

Formalidades das Parcerias e Certificação

Foi elaborado um documento com normas e condutas a seguir pelos elementos da parceria e que representam a Política Ambiental da Parceria, devido ao impato que as atividades turísticas a realizar  poderão ter nos espaços rurais e naturais onde estão previstas decorrer. Pretende-se assim reduzir os conflitos entre essas atividades e o meio ambiente, criando um compromisso simbólico, que pode ser usado como instrumento de promoção turística.

Todas as empresas da parceria deverão obrigatoriamente:

  • Agir sempre em conformidade com as regras legais, incluindo as de Turismo, protecção ambiental, Código de conduta das Empresas de Turismo de Natureza ao abrigo do Diário da República, 1.ª série – Nº112 -12 de Junho de 2009;
  •  Manter válidas as respectivas licenças e alvarás de animação turística;
  • Assinar protocolo de parceria com a Almargem para utilização da Marca Via Algarviana e contribuir com uma eco-taxa para a sua manutenção.

Empresas Parceiras:

Outdoor- Tours Tertúlia Algarvia

Newsletter


Newsletter Plugin by Bulk Email Software

Apoie a Via Algarviana

Contribua para a manutenção da Via Algarviana, descarregue o Guia da Via Algarviana e deixe um DONATIVO.
IBAN:
PT50 0036 0418 99105000149 85
Associação Almargem

Co-financiadores

Desenvolvido por Creative Rill - Webdesign Solutions