Inserção e Impacto na Região

Ao ser  instalada uma Grande Rota Pedestre entre Alcoutim e o Cabo de S.Vicente, dotámos a Região de uma importante infraestrutura que integra e reforça a rede de percursos pedestres trans-europeus, contribuindo para a atracção à região de caminhantes interessados na prática do pedestrianismo. A sua função de estruturação e articulação com percursos pedestres existentes ou em marcação no território que atravessa, permite ainda dar maior visibilidade a esta oferta.

O traçado assenta no reconhecimento, divulgação e valorização do património cultural e natural que existe ao longo da Via Algarviana, estaremos simultaneamente a contribuir para o reforço da imagem que as populações locais têm sobre o território onde habitam (sobre as suas actividades, a arquitectura, a fauna e flora) e a potenciar o seu uso, de forma sustentada e com contributos positivos para a economia local.

A incidência do projecto na actividade turística concretiza-se em dois planos: como produto específico, que atrai à região  um público interessado em caminhar e conhecer a autenticidade do território, onde ainda se preservam valores culturais e naturais próprios; e/ou como mais um produto turístico que o Algarve tem para oferecer no quadro da diversificação e complementaridade com outros domínios de oferta existentes.

A Via Algarviana enquanto grande rota, e em complemento com as pequenas rotas com que se intersecta ao longo do seu traçado, permite responder a ambos. Contribuir  para a complementaridade da oferta, mas também afirmar-se como um produto específico com um público próprio.

Newsletter


Newsletter Plugin by Bulk Email Software

Apoie a Via Algarviana

Contribua para a manutenção da Via Algarviana, descarregue o Guia da Via Algarviana e deixe um DONATIVO.
IBAN:
PT50 0036 0418 99105000149 85
Associação Almargem

Co-financiadores

Desenvolvido por Creative Rill - Webdesign Solutions