Sobre as ações

No âmbito da candidatura “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”, decorrem a partir de Setembro um total de 70 ações de capacitação e workshops temáticos, distribuídos pelos 5 municípios de baixa densidade parceiros do projeto: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo.

 

A Via Algarviana e as suas infraestruturas complementares vão ser utilizadas para ajudar a interpretar este território em diferentes temáticas, nomeadamente turismo sustentável, geodiversidade, biodiversidade, botânica e património cultural, dirigidas a diferentes públicos-alvo: empresários, decisores e técnicos de administração regional e local e população geral.

 

A base de preparação para estas atividades teve como ponto de partida os resultados dos inquéritos de opinião destinados aos diversos públicos-alvo das ações, procurando corresponder às necessidades formativas manifestadas.

 

Ações de capacitação para empresários

O objetivo primordial das ações de capacitação é dotar os empresários da região, que operem ou que estejam instalados ao longo do território Via Algarviana, de informação válida nas diferentes áreas em oferta.

 

Todas as ações são dinamizadas por técnicos especializados nas diferentes áreas em causa, através de uma parceria alargada que inclui os Municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, a Direção Regional de Cultura do Algarve, Associação A Nossa Terra, Centro Ciência Viva de Tavira, Birdland, GeoWalks&Talks e Walkin’Sagres em colaboração com a Associação Almargem, promotora da candidatura.

 

Horário das ações: 9h30 às 13h30 (4 horas de duração)
Sessões teórico-práticas com saída de campo.
Participação gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória.
Lotação limitada.

 

Os interessados podem inscrever-se através do preenchimento deste formulário.

 

Sobre o projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”

O projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” insere-se na candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental ao programa “EducarTE: Educar para o Território”, aprovada pelo Fundo Ambiental no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

 

“Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” assenta numa estratégia regional de educação ambiental que abrange os municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, desenvolvendo ações de valorização nos territórios de baixa densidade que pretendem envolver os cidadãos, as escolas, o setor empresarial, decisores e técnicos de administração regional e local.

 

Este conjunto de ações pretende ter repercussão pelos restantes municípios parceiros da GR13 – Via Algarviana, fazendo parte dos seus contínuos objetivos de sensibilização e promoção do interior algarvio, dando a conhecer um “outro Algarve”.

Newsletters


Newsletter Plugin by Bulk Email Software

Apoie a Via Algarviana

Contribua para a manutenção da Via Algarviana, descarregue o Guia da Via Algarviana e deixe um DONATIVO.
IBAN:
PT50 0036 0418 99105000149 85
Associação Almargem

Recomendado por:
Desenvolvido por Creative Rill - Webdesign Solutions