Campanha “Via Algarviana: Juntos pelo Turismo Responsável” para empresários

Atravessamos, neste momento, um período extraordinariamente diferente, perante a atual realidade face à pandemia por COVID-19.

São tempos em que a necessidade de nos reinventarmos e transformarmos para nos conseguirmos adaptar a esta nova realidade torna-se emergente e exigente.

Queremos que saiba que estamos aqui. Queremos acompanhar esta situação e estar mais perto das empresas estabelecidas ao longo da Via Algarviana e que operam na área do Turismo de Natureza, caracterizadas sobretudo por microempresas, para que, juntos, possamos ultrapassar esta fase e continuar a promover o Turismo Responsável.

A imagem que assinala toda a informação e materiais sejam criados no âmbito desta campanha pretende transmitir uma mensagem de resiliência, utilizando simbolicamente a borboleta pela analogia à metamorfose e à reinvenção que o momento atual exige da sociedade, e a cor verde que remete para a esperança e para a união necessária para recuperar conjuntamente o setor económico turístico da região.

 


 

Inquérito sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na atividade económica das empresas estabelecidas ao longo da Via Algarviana

Numa primeira fase, estamos a recolher dados através de um inquérito, de forma a realizar uma avaliação dos efeitos da pandemia no setor. O inquérito encontra-se disponível para participação até ao dia 15 de maio de 2020 aqui (prazo alargado até dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente).

Com esta auscultação, pretende-se fazer o ponto de situação das empresas da região e desenvolver uma estratégia direcionada ao turismo responsável, envolvendo as entidades competentes com vista à avaliação conjunta de medidas e ferramentas de apoio aos empresários.

 


 

Divulgação regular de informação para os empresários 

Apoiamos também os empresários com a divulgação regular de informação disponível para o setor do turismo, como medidas de apoio, webinars, ações de formação, entre outros, servindo como canal de comunicação entre as várias entidades da região e do setor e os empresários, mantendo-os a par de informação essencial.

Se é empresário e pretende receber esta informação regular, por favor, envie-nos um e-mail para viaalgarviana@viaalgarviana.org com os seus dados (nome da empresa, área de atividade, localização e e-mail para o qual pretende receber a informação).

Acompanhe aqui a informação disponível:

BOLETINS INFORMATIVOS
Boletim.#1
Boletim.#2
Boletim.#3
Boletim.#4

 


 

 

SELO “CLEAN & SAFE

Criado pelo Turismo de Portugal para reconhecer as empresas do setor do Turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

“Os Empreendimentos Turísticos, as Empresas de Animação Turística e as Agências de Viagens e Turismo que pretendam obter o selo “Estabelecimento Clean & Safe” deverão cumprir o conjunto de disposições presentes na «Declaração de Compromisso» que estará disponível nas plataformas digitais do Turismo de Portugal relativas ao registo das empresas turísticas: Registo Nacional de Empresas Turísticas (RNET), Registo Nacional de Animação Turística (RNAT) ou Registo Nacional Agências de Viagens e Turismo (RNAVT).

Só depois de submetida nas plataformas atrás referidas a Declaração de Compromisso por parte das empresas, é que estas ficam com a possibilidade de utilizar o Selo em causa, seja nas suas instalações físicas, seja nos canais e plataformas de divulgação e venda.”

Toda a informação está disponível para consulta aqui.

Selo “Clean & Safe” disponível também para Alojamento Local e Estabelecimentos de Restauração e Bebidas. Mais informação aqui.

  • Programa de formação online sobre o Selo “Clean & Safe” destinado a Empreendimentos Turísticos, Alojamento Local, Empresas de Animação Turística e Agências de Viagem e Turismo (consultar datas aqui). 

     

 

NOVO: Selo “Clean & Safe” agora disponível também para:

  • Áreas de Serviço de Autocaravanas (Mais informação aqui)
  • Guias Intérpretes (Mais informação aqui)
  • Campos de Golfe (Mais informação aqui)

 

 

MEDIDAS DE APOIO NO ÂMBITO DO SETOR EMPRESARIAL E DO TURISMO

 

 

 

OFERTA FORMATIVA GRATUITA ONLINE

 

TURISMO DE PORTUGAL

 

  • BEST Live Online Training
    O Turismo de Portugal está a promover sessões de capacitação BEST Live Online Training, integradas no Programa BEST – Business Education for Smart Tourism, agora a decorrer na plataforma Microsoft Teams.
    “Estas ações visam dotar os participantes de estratégias e técnicas que lhes permitam adaptar-se e reagir, com a menor disrupção possível, a uma conjuntura que é particularmente desafiante para as empresas do turismo, mitigando impactos no desempenho dos seus negócios.A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.”
    Toda a oferta formativa do BEST Live Online Training para a semana de 25 a 29 de maio está disponível aqui.

 

  • Formação Executiva Certificada
    Este programa é válido para efeitos das obrigações legais, assumindo-se como um instrumento de formação mais aprofunda, complementando o Programa Best Online.
    Toda a programação aqui.

 

  • Webinars NEST
    “Os webinars respondem às necessidades atuais de conhecimento e inspiração para empresas, PMEs e startups que querem inovar no turismo.”
    Próximos eventos aqui.

 

  • Tourism Trade Talks
    “O Turismo de Portugal, em colaboração com o NEST – Centro de Inovação em Turismo e no âmbito do seu Programa Tourism Now​, lança as Tourism Trade Talks, uma série de webinars assegurados pelas Equipas de Turismo (EdT) nos principais mercados emissores de turistas para Portugal. A partilha do conhecimento de mercado e das suas possíveis abordagens com as empresas e empreendedores do setor do turismo é o objetivo principal desta série de encontros online.
    Decorrerá um webinar dedicado a um mercado, todas as quartas e sextas feiras às 15h.”
    Toda a programação aqui.

 

  • “E Depois da Pandemia? Hotelaria e Restauração”
    02 junho, 17h00 – 18h00
    Organização: AIP, powered by UAL

Programa:
– Do contexto ao impacto nas pessoas
– O rearranque para um novo normal
– Desafios e oportunidades para as empresas para as empresas portuguesas
Mais informação aqui.


 

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO ONLINE LOCAIS

  • Albufeira #Reabertura Segura
    O Município de Albufeira, em parceria com a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, organiza um conjunto de sessões de esclarecimento online, destinadas à reabertura da atividade económica e turística no concelho.
    Hotelaria 
    27 maio, 09h30
    Animação Turística 
    29 maio
    Mais informação aqui.
Newsletters


Newsletter Plugin by Bulk Email Software

Apoie a Via Algarviana

Contribua para a manutenção da Via Algarviana, descarregue o Guia da Via Algarviana e deixe um DONATIVO.
IBAN:
PT50 0036 0418 99105000149 85
Associação Almargem

Recomendado por:
Desenvolvido por Creative Rill - Webdesign Solutions