| |
 |
| PATRIMÓNIO CULTURAL |
-
Do Barranco do Velho destacam-se:
- Capela do Barranco do Velho. Construída no cimo do monte em 1944, chama a atenção e do seu adro a vista é magnífica. Actualmente pertence a uma família da região.
Outros elementos:
- Casa dos Cantoneiros
- Moinho de Vento do Faranhão (ou Eira dos Agostos)
Salir apresenta um património cultural e arqueológico bastante rico e diversificado. Dos vários elementos patrimoniais salientam-se:
Igrejas \ Ermidas:
- Igreja Matriz de Salir. Foi edificada, possivelmente no séc. XVI, num cerro fronteiro ao do Castelo, para onde a aldeia, entretanto, havia crescido. Dedicada a S. Sebastião, esta igreja, de uma só nave, encerra diversas imagens e paramentos dos séculos XVI e XVII e uma Bula do Papa Paulo III (1550).
- Castelo de Salir. É o mais importante monumento de Salir. Deverá ter sido construído durante a ocupação Almóada, no século XII, e terá sido o local escolhido por D. Paio Peres Correia para esperar por D. Afonso III, para juntos desencadearem a conquista do Algarve aos mouros, tornando-se então uma praça-forte em que o Castelo de "Selir" (designação Árabe) deteve um papel privilegiado. No que se supõe, foi incendiado e reconstruído por duas vezes, restando, apenas, ruínas das suas muralhas.
- A Capela da Nossa Senhora do Pé da Cruz. Situada junto ao Castelo, terá também sido construída no século XVI.
Outros elementos:
- Moinho de Água do Rio Seco. Ainda em bom estado de conservação, este moinho foi um dos últimos a deixar de funcionar. É um engenho primoroso da obra humana e que dominou os tempos áureos da campanha do trigo.
- Pólo museológico de Salir
- Centro Ambiental da Pena. A funcionar na antiga escola primária da aldeia da Pena (freguesia de Salir) desde 1992. Inserido numa paisagem com características ambientais únicas, em plena Beira Serra, o Centro Ambiental da Pena foi criado com o objectivo de responder às necessidades locais em termos de educação ambiental, desenvolvimento integrado, promoção e valorização do património cultural e ambiental do Concelho de Loulé. O CAP tem como principais vectores de actuação a educação ambiental e a dinamização sócio - cultural local.
- Noras
- Moinhos de Vento
- Palheiros circulares
- Chaminés
- Cantarias
- Fornos de cozer pão
ARTESANATO
No Barranco do Velho encontra-se uma loja de Artesanato em cortiça, Aguardente de Medronho e Mel (Telefone: 289 846183)
Em Salir, existem ainda diversos trabalhos tradicionais:
- Empreita de Palma e Esparto (Sítio das Várzeas do Poço)
- Queijaria (Sitio das Éguas)
- Queijos Frescos e Curados de Cabra (Sítio da Moita de Guerra)
- Acessórios e vestuário e Bijutaria em fio reciclado e tecido (Monte Poço)
- Empreita de Palma, Arranjos de Flores Secas (Sítio Palmeiros)
- Mel e outros produtos apícolas (Salir)
- Produtos das Hortas Tradicionais
- Enchidos e Presuntos Tradicionais
- Doçaria Loca
|
|
 |
|